Estorno X Chargeback: qual a diferença?
- Jefferson Girardi
- 15 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de jun. de 2019
Estorno e chargeback são, ao mesmo tempo, similares, mas muito diferentes. Você, como dono de empresa, já deve ter visto ambos ocorrerem na prática, mas você sabe qual é a diferença entre eles?

Ambos envolvem a devolução de uma quantia cobrada indevidamente do cliente. O que difere os dois termos é a forma com que esse processo acontece, assim como a sua consequência para a empresa.
Já te mostramos como a conciliação de cartões pode ajudar a melhorar o fluxo de caixa da sua empresa. Agora, te mostraremos a diferença entre Chargeback e Estorno, para que sua empresa se mantenha sempre otimizada, evitando as consequências negativas que o chargeback pode trazer.
O que é Chargeback?
O chargeback é a famosa cobrança indevida. É o terror de qualquer empresa, principalmente as que trabalham com vendas on-line. Acontece quando a pessoa vê a cobrança em seu cartão, mas não foi ela quem realizou a compra. Nesse caso, o cliente vai ao banco contestar, e a instituição financeira cancela a transação.
E o que é Estorno?
Diferente do Chargeback, o estorno não envolve terceiros. Ele acontece quando o cliente pede à própria loja para cancelar a venda, seja por ter se arrependido, estar fora do prazo de entrega ou por qualquer outro motivo. É preciso que o consumidor esteja seguindo as regras de devolução e desistência, se esse for o caso, a loja deve realizar o estorno.
Mas como o Chargeback afeta a minha empresa?
Já ficou claro que o chargeback tem consequências negativas sobre o seu negócio. Quando isso acontece, os dois lados saem prejudicados de alguma maneira: o cliente e a empresa. Para o cliente, é desgastante o processo com o banco. Ele pode se sentir frustrado e injustiçado, e isso pode influenciar negativamente na imagem da sua empresa. Mas as consequências ainda vão além disso: o chargeback procede uma fraude, que pode significar falhas em diferentes fases da operação de compra.
Muitas vezes, a imagem da empresa pode ficar manchada e gerar falta de confiança por parte do público. Um alto número de chargebacks representa alguma falha no seu sistema de segurança, então se atente a isso!
Os estornos, pelo contrário, têm consequências muito mais amenas. Em grande parte dos casos é feito de forma amigável, e perder aquela venda não necessariamente significa perder o cliente.



Comentários